Que grande festa! As "hostilidades" começaram mais cedo do que o costume, com um jogo às 20:00 no pavilhão da escola Nicolau Nasoni, num amigável frente à equipa Controlsol:

 

Portus87-15 : Controlsol- 1

Pav. Nicolau Nasoni 15 outubro 12

AS, ZM, HV(2), TZ(2), NP(3), MM(3), NM(2), PV(2), PM(1)

No dia mais importante, o dos 25 anos, "tinhamos" de ganhar e conseguimos assim um jogo festivo, avançamos no marcador o que nos permitiu desfrutar de um momento fantástico. O Helder aproveitou e resolver selar também o momento com um golo d'outro mundo, um tiraço junto ao pontapé de canto que entrou ao angulo superior mais próximo da baliza... boas jogadas, muitos golos.. contribuiram para a festa.

 

 

Seguiu-se o tradicional jantar, já com os atletas ao serviço da equipa médica presentes, Sebas e Greg, que se juntaram ao João, que já dera um salto ao pavilhão.

 

Ali bem perto do jardim da Cordoria, bem no coração da nossa cidade, deliciamo-nos com um fantástico "Pica no Chão" e um belo vinho tinto a acompanhar, graças à qualidade (e simpatia) dos donos do Rei dos Galos de Amarante.

 

Desde logo de realçar, que foi bonito de ver TODOS presentes à mesa, o plantel completo, 13 no total!

 

Depois demos arranque à ordem de trabalhos da Assembleia Geral da praxe. Esta ainda mais especial, pelo que não faltaram os discursos, com os orgãos sociais a brilharem, certamente já em campanha eleitoral...

 

Uma vez entrados na Gala dos 25 anos, propriamente dita, todos foram presenteados com prémios de carreira (uma nova marca de cerveja...), alusivos aos prémios recebidos em anos anteriores. Assim surgiram "mensagens" dedicadas a cada membro do Portus, umas mais longas outras mais curtas, mas todas brilhantes! E foi uma forma de recuarmos no tempo, relembrando momentos únicos, provocando muitos risos... e sorrisos.

 

Já no final, os orgãos sociais, há 25 anos a esta parte, foram surpreendidos, o que não é nada fácil, por uma magnifica oferta (uma foto, toda trabalhada) dos mais novos da equipa... grande momento, ficamos muito sensibilizados!

 

Saímos do restaurante já passava bastante da meia-noite, não sem encerrar este capítulo da festa com o Hino do Portus87 cantado por todos com grande intensidade, com o habitual acompanhamento à viola do Mister..

 

O que se seguiu prova que mesmo 25 anos passados ainda nos esperam momentos e acontecimentos inéditos. Nem tudo está feito, muito longe disso - que nos sirva de lição. Ora vejamos: o normal seria rumarmos a um bar na zona da baixa para acabar a noite.

 

Mas os 25 anos tinham que ser celebrados com o sublime e o inesperado: sem percerbemos muito bem como demos connosco a disputar um jogo único, em que todos participaram! Imagine-se, na praça em frente à antiga cadeia da cordoaria, actual Centro Português de Fotografia, 13 marmelos (dos 19 aos 60 anos!) a jogar a bola à moda antiga, como putos felizes, como se não houvesse amanhã. É caso para dizer, que o nosso hino entrou também em campo: "E uma bola à frente dos pés/ rasga-te um sorriso, traz-te uma lembrança/ faz com que tu sejas aquilo que és/ permite-te ser de novo criança"

 

 

novoestportus.jpg?1351252223733

(há quem chame já o novo estádio do Portus87!)

 

Os mais lesionados à baliza (parece que o capitão já perdeu o medo, é esse o espírito), o Orlando e o Abel à frente (e com classe!) e siga o verdadeiro futebol de rua, para enorme surpresa dos transeuntes... Um embate disputado com grande intensidade, ainda assim o mais amigável dos jogos internos (para quem participou em jogos internos antes sabe o que isto quer dizer) que acabou num justo empate a 6 (o jogo terminou no momento certo, sem perdedores, seguindo as palavras sábias do Sebas...).

 

Os restantes pormenores (ou maiores...) ficam nos ficheiros secretos da equipa... Não, não vou falar como se distinguiam as equipas ou como o Greg brilhou, uma vez mais, nesse jogo... Basta dizer que no fim havia vários elementos a confessarem sempre terem desejado jogar naquele sítio. E fizeram-no no 25º aniversário do Portus87!

 

Então sim, fomos acabar a noite na "instituição" Piolho (antiguinha como nós!) a beber unas cervejas e claro o Orlanduuuu Mesquitááá a dar-nos a sua famosa musica que impressionou todos, estrangeiros, vizinhos e finalmente a poli!

 

Que fantástica noite de aniversário! Viva o Portus87!